segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Glossário E - H

E

Eletroforese - processo de separação de moléculas pela migração de um gel, sob a influência de um campo elétrico

Endogamia - a reprodução de pessoas proximamente aparentadas. A prole de parentes próximos é dita endogâmica.

Enzimas de Restrição - Enzima que corta o DNA em segmentos.

Epigenético - o termo refere-se a qualquer fator que possa afetar o fenótipo sem mudança do genótipo.

Epistasia - a situação na qual um alelo de um gene pode bloquear a expressão fenotípica de todos os alelos de outro gene.

Eucarionte - um organismo unicelular ou multicelular no qual as células têm um núcleo com uma membrana nuclear e outras características especializadas.

Eucroramatina - o principal componente da cromatina. 

Euploide - qualquer número cromossômico que seja um múltiplo exato do número em um gameta haplóide (n). A maioria das células somáticas é diplóide (2n).

Éxon - uma região transcrita de um gene que está presente em um RNA mensageiro final.

F

Fator de transcrição - uma de uma grande classe de proteínas que regulam a transcrição formando grandes complexos com outros fatores de transcrição e RNA polimerase. Estes complexos então se ligam a regiões regulatórias de genes para promover ou inibir a transcrição. 

Fenocópia - uma imitação de um fenótipo que geralmente é determinada por um genótipo específico, produzida pela interação de algum fator ambiental com um genótipo normal.

Fenótipo - as características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observadas de um indivíduo, determinadas por seu genótipo e o ambiente no qual se expressa. Também, em um sentido mais limitado, as anomalias resultantes de um gene mutante particular.

G

Gameta - uma célula reprodutiva (ovócito ou espermatozóide) com um número haplóide de cromossomos.

Gêmeos dizigóticos - gêmeos produzidos por dois ovócitos separados, fecundados separadamente. Também chamados de gêmeos fraternos.

Gêmeos monozigóticos - gêmeos derivados de um único zigoto e, portanto, geneticamente idênticos. Também chamados de gêmeos idênticos.

Gene - O determinante de um caráter hereditário.

Genes Recessivos - Genes que precisam de duas cópias (no cromossomo paterno e materno) para manifestarem determinada característica.

Genoma - O conjunto de genes armazenado nos cromossomos de um organismo. Esse patrimônio genético possui informações sobre as principais características hereditárias, alterações e doenças que um indivíduo pode ter ao longo da vida. O conhecimento e a localização do genoma possibilita intervir sobre aqueles responsáveis pelas doenças.

Genótipo - Característica genética específica de um organismo, em oposição às características reais de um organismo 

Guanina - Base purínica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a citosina.

H

Haplóide - Célula que contém metade do número de cromossomos da espécies (n), em geral células reprodutivas.

Herança mitocondrial - a herança de uma característica codificada no genoma mitocondrial. Como o genoma mitocondrial é de herança estritamente materna, a herança mitocondrial ocorre apenas pela linhagem feminina.

Heterocromatina - cromatina que se cora fortemente durante o ciclo celular, mesmo na interfase. Em geral tida como sendo de replicação tardia e geneticamente inativa. O DNA satélite em regiões tais como centrômeros, braços curtos acrocêntricos constituem heterocromatina constitutiva, enquanto a cromatina do cromossomo X inativo é chamada de heterocromatina facultativa.

Heterozigoto - Indivíduo ou célula portadora de pares diferentes de alelos (dominante/recessivo).

Histonas - proteínas associadas ao DNA nos cromossomos que são ricos em aminoácidos básicos e virtualmente invariantes na evolução eucariótica.

Homozigoto - Indivíduo ou célula portadora de pares idênticos de alelos (dominante/dominante; recessivo/recessivo)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Glossário da Genética

Os termos utilizados na genética são muitos e diversos! Por isso hoje convido vocês a conhecer estes termos através de um glossário simples e prático, que o auxiliará em suas aulas e na sua aquisição de conhecimento.

A
Ácido Nucluico - Ácido orgânico constituído de nucleotídeos; compreende o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ribonucleico (RNA).

Adenina - Base purínica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a timina.

Alelo Uma versão alternativa de um gene que pode ocupar um determinado lócus.
Alogênico - indica indivíduos (ou tecidos) que são da mesma espécie, mas têm antígenos diferentes.

Autossomo: As células humanas contêm 46 cromossomos. Há 22 pares de autossomos, que são herdados dos dois genitores e contém essencialmente os mesmos genes. Os outros dois cromossomos (44 + 2 = 46), ditos sexuais, são o cromossomo X e o cromossomo Y.

Aneuploidia - Qualquer número cromossômico que não seja um múltiplo exato do número haplóide ou uma pessoa com um número cromossômico aneuplóide. As formas comuns de aneuploidia em humanos são a trissomia (a presença de um cromossomo extra) ou a monossomia (a ausência de um único cromossomo).

Anticódon - Grupo de três nucleotídeos do RNA transportador. Durante a síntese de proteínas pareia com um códon complementar do RNA mensageiro.

Apoptose - A morte celular programada, caracterizada por um padrão estereotipado de disfunção mitocondrial e degradação de cromatina.

Autossomo - Qualquer cromossomo nuclear que não seja os cromossomos sexuais; 22 pares no caríótipo humano. Uma doença causada pela mutação em um gene autossômico ou par de genes apresenta herança autossômica.

B

Base, Análogo de - Uma purina ou pirimidina ligeiramente modificada que pode substituir uma base normal em uma molécula do DNA.

Bloco Haplotípico - região do cromossomo onde há vários genes, mas não há recombinação, ou seja, troca de genes na meiose. Um bloco haplotípioc é herdado inalterado por muitas gerações até que ocorra uma mutação.

C

Carga Genética - a diminuição do valor adaptativo médio de uma população devido à presença de genótipos que têm uma valor adaptativo menor que o máximo da população. Em outras palavras, a carga genética é uma medida de quanto custa (em termos de perda de alelos) a existência de seleção em uma população.

Cariótipo - Descrição da estrutura dos cromossomas de um individuo, incluindo o seu número exacto e o tipo de cromossomas sexuais (XX ou XY), assim como qualquer variação do seu padrão normal.

Cístron - Segmento do DNA que codifica a sequência de aminoácidos de uma proteína. Corresponde a gene.

Citosina - Base pirimidínica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a guanina.

Clone - Grupo de células ou organismos, derivados de uma única célula ou indivíduo, por via assexuada, 
sendo todos com a mesma constituição genética.

a Gen´tiCódigo Genético - Coleção de trincas de bases do DNA e RNA portadoras da informação genética para a síntese de proteínas.

Códon - Trinca de nucleotídeos que codifica um aminoácido de uma proteína.

Cromossomo - Estrutura encontrada nos núcleo das células constituído de DNA condensado em associação com proteínas. O genoma humano consiste de um conjunto de 23 cromossomos. Cada um de nós herdou um conjunto do pai e outro da mãe. Cada cromossomo contém uma única molécula de DNA – segmentos deste DNA são os genes.

D

Deriva Genética - nome dado à flutuação puramente randômica nas frequências alélicas de uma população ao longo do tempo, devida a um efeito de amostragem.

DNA: Ácido desoxirribonucléico. O DNA (abreviatura do inglês, Deoxyribonucleic acid) é a molécula que armazena a informação genética e consiste de duas cadeias de nucleotídeos unidas pela interação das bases complementares Adenina e Timina e Citosina e Timina.

DNA-polimerase - Enzima que atua no processo de replicação do DNA.

DNA-ase - Enzima que digere o DNA, transformando-o em nucleotídeos.

Acessem o link da Revista Genética na Escola e fiquem por dentro de todos acontecimentos da genética nos dias atuais!

http://geneticanaescola.com.br/

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Princípio da Genética


A genética é o fundamento da nossa vida, tudo que imaginarmos tem a presença da genética. A cor do cabelo, o seu tamanho, suas doenças, a cor de seus olhos, o tamanho de seus dedos, a planta do quintal, seu cachorro... A genética foi iniciada a partir dos estudos de um monge conhecido como Gregor Mendel, que iniciou o estudo com ervilhas no quintal e fez enormes descobertas que ainda hoje são utilizadas por pesquisadores. As ferramentas genéticas auxiliam nos estudos de prevenção de doenças, reversão e consequências de anomalias. Vamos adentrar neste mundo?

genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).  Acessem o link e ampliem seus conhecimentos. Boa Leitura!


http://www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm


Para introduzirmos a genética em nossos estudos convido vocês para assistirem ao Video do Prof. Paulo Jubilut, que dá uma introdução aos termos utilizados em genética na sala de aula.
https://www.youtube.com/watch?v=qVzQb8aeuhA

Bom Aproveito!

O Blog

Bem Vindos ao Blog TD sobre Genética!

O blog foi criado com o intuito de auxiliar os estudantes que temem a genética! De maneira simples e esquemática trataremos dos conteúdos trabalhados na teoria em sala de aula. Geralmente a maioria dos alunos apresentam dificuldades em relação aos conceitos trabalhados na genética. Acredito que com a criação do blog será possível sanar dúvidas com vídeos e imagens que nem sempre são possíveis de serem demonstradas na sala de aula. È um blog para dar continuidade as aulas teóricas da escola. Meu nome é Bianca Pires sou bióloga, formada pelo IFSULDEMINAS, pós graduanda no curso de Mídias da Educação da  UFJF e mestranda do Intituto de Zootecnia de Nova Odessa. Sejam todos bem vindos! Bom Aproveito!

Abraços!
Pasieka / SPL